Correio Popular Notícia




Secretaria de Agricultura incentiva produção de café em Seringueiras

Data da notícia: 04/04/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120405c.jpg[/IMG] (Da Redação) Uma das áreas nas quais a Secretaria de Agricultura de Seringueiras vem investindo nos últimos meses, é a do incentivo no melhoramento da produção de café, que é uma das culturas, que ao longo dos anos na historia do país, colaborou com a renda de grandes e pequenos produtores, ajudando também a fomentar a economia brasileira.
Para melhorar essa produção entraram no mercado há alguns anos as chamadas ?Mudas Clonadas?, que são tiradas dos galhos de pês de café que apresentam uma ótima produção e resistência, ou seja: ?um pé de café bonito?, como dizem os produtores. Mesmo com esse artifício, alguns produtores ainda encontravam dificuldades, pois, a falta de um engenheiro agrícola para fazer a analise do solo e estipular o método de plantio, sempre foi o vilão, mas em Seringueiras a prefeitura contratou um engenheiro agrônomo para prestar esse tipo de assistência, porém, os produtores cobram ainda, um incentivo por parte do governo.
O produtor Odacir Correia, que é considerado pelos demais produtores da região como o ?Rei do Café?, hoje, esta sendo o primeiro a investir em ?mudas clonas?, pois segundo ele, trabalhar com esse produto melhorado não precisa ocupar grande parte do seu terreno. ?Tínhamos duas grandes dificuldades para melhorar nossa produção de café, uma delas a Secretaria de Agricultura, através da prefeitura, sanou, que era a falta de um agrônomo, contudo a outra ainda permanece, falta-nos uma linha de crédito para financiarmos o processo de adubação, pois, neste quesito o governo nos está devedor, tendo em vista, que ao chegarmos a uma loja agropecuária temos facilidade para comprar veneno a prazo, mas, o adubo só é vendido à vista, ou seja, para quem depende unicamente da produção, e tem pouco para investir nela; fica no prejuízo, e assim nossa produção piorra a cada dia. Há uns anos atrás, o município chegou produzir 105 mil sacas de café/ano, hoje essa produção não chega a 60 mil, ou seja, precisamos urgentemente que o governo tome uma atitude em relação a isso?, comentou Odacir.

INVESTIMENTO ? O Secretario de Agricultura de Seringueiras, Pedro Bispo, disse que é importante para o produtor, investir nessas mudas melhoradas, pois além de oferecerem qualidade, oferecem também uniformidade na produção. ?De cada pé de café da para extrair em média, 450 mudas melhoradas, elas quando adulta (média de um ano e meio), produzirão numa mesma época e com a mesma quantidade de rosetas (anéis formados por café nos pequenos galhos), e o espaço exigido para plantio desse produto é menor do que para os demais, ou seja, dá para plantar mais em um terreno menor. Quanto à dificuldade para terem uma linha de crédito financiadora para investir, nós da secretaria de agricultura, já estamos lutando junto ao governo para auxiliar nossos produtores a melhorar sua fonte de renda, e beneficiar suas famílias? concluiu Pedro Bispo.
A Secretaria de Agricultura esta fazendo, por meio de seu agrônomo, o acompanhamento da lavoura com mudas melhoradas, que o produtor Odair plantou em seu sítio, para criar, a partir dela, modelos de melhoramento no plantio para os demais produtores que se interessarem na opção. Com informações de Fernando Pereira ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1265 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.